terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira - Resenha




Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira, baseado no romance do escritor José Saramago, mostra o drama de um mundo que ficou totalmente cego, fazendo uma intensa crítica aos valores da sociedade,
e ao que acontece quando um dos sentidos vitais falta à população.
As pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa e apenas uma mulher teve a infelicidade de continuar enxergando.
Cegos foram presos em um manicômio por ordem governamental, e junto à única mulher que ainda conseguia enxergar. Mas na maior parte do tempo, ela preferia estar cega, pois por muitas vezes teve que ver aquilo que não queria, sem saber se tinha sorte ou era amaldiçoada por enxergar em uma terra de cegos.
Regras são quebradas, pois ninguém mais vê quem está agindo certo ou errado; os mais fortes abusam do poder; e o instinto de sobrevivência vai tomando conta dos homens ao mesmo tempo em que um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. E é esse o ponto mais tocante e triste do filme pra mim, na qual percebemos o quanto as pessoas pensam apenas em si, buscando tudo para o seu próprio bem e interesse passando por cima de qualquer coisa se for preciso.
Ao final de Ensaio sobre a Cegueira, paramos para pensar se é somente dessa forma, perdendo a visão, que vamos enxergar a essência de cada um, e nos darmos conta que nem sempre vamos chegar a algum lugar sozinho, que vez ou outra vamos precisar das mãos, ou dos olhos do próximo.

Paula Vinhas - Fotografia Documental / ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário