quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Criança, A Alma do Negócio / Resenha

Criança, a alma do negócio

Dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, o documentário mostra a influência da grande mídia, aonde a infância não existe mais.
Mexendo com a cabeça imatura e vulnerável, das crianças, a mídia usa a criança para afetar adulto, com uma publicidade focada nas crianças, ensinando valores fúteis, e estimulando apenas a competição não saudável. Essa publicidade promete a alegria, a inscrição na sociedade , implanta um desejo, diferindo os valores da família, e a criança busca algo que os objetos não vão dar, e sim a família.
A troca dos brinquedos por dinheiro é escancarada, as crianças preferem objetos de adultos a brinquedos, meninas trocam bonecas por maquiagens, sapatos e uma vida que não deveria pertencer a uma criança.
A perda dos valores aumenta cada vez mais, o consumismo na infância é cada vez mais freqüente, isso talvez não seja só culpa da mídia, mas sim também dos pais que por amar demais esquecem do limite.
O documentário nos faz refletir sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes, nos dias de hoje, porém os pais não devem esquecer do seu importante papel, educar é também dizer não.

Paula Vinhas - Fotografia Documental / ULBRA

Um comentário: