segunda-feira, 2 de maio de 2011

Frank Gehry, arquiteto



Frank Gehry vê a si próprio, primeiro como um artista e depois como um arquiteto que trabalha mais do que um artista deveria. Ele traduziu o vocabulário da arte contemporânea na sua própria linguagem arquitetural, desobedecendo as regras da sua profissão e questionando suas convenções históricas. Ele é um arquiteto mundialmente conhecido e premiado por seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas.
Entre os seus edifícios mais famosos estão o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, todo feito revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, República Checa, e sua residência particular, em Santa Mônica, California, os quais marcaram o início de sua carreira, construindo uma famosa carreira produzindo edifícios públicos e privados na América do Norte, Europa e Ásia.






Experience Music Project,Seattle/EUA:

O edifício consiste num agrupamento de elementos curvos e coloridos cobertos por uma variedade de materiais. As formas fragmentadas e onduladas do edifício foram em parte inspiradas na imagem de uma guitarra Fender Stratocaster (guitarra que Hendrix usava) esmigalhada.





Fonte de Pesquisa:
http://theurbanearth.wordpress.com/2008/05/09/arquitetura-contemporaneacontemporary-arquitecture-frank-gehry/

http://www.soarquitetura.com.br/template.asp?pk_id_area=18&pk_id_topico=211&pk_id_template=1

Paula Vinhas / Fotografia de Arquitetura - ULBRA 2011/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário